segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Introdução à aldeia de Freixiosa

Em freixenosa o contraste entre o planalto mirandês e as abruptas arribas do Douro internacional, é mais visível e acentuado, do que nas outras aldeias por onde o rio passa, no concelho de Miranda do Douro. Depois de entrar no território de Freixenosa ainda no planalto, quando chegamos ao início da povoação, deparamo-nos com capela de Santa Bárbara, tendo por perto um marco topográfico (sinal de local com elevação significativa), e como panorama de fundo, vemos as terras de Bermillo de Sayago a perder de vista.

Seguindo sempre a pique pela rua principal, temos a sensação de mergulhar num ambiente completamente diferente do anterior, é como se descemos verticalmente dentro da terra, numa gigantesca e profunda ravina, envolta de uma paisagem deslumbrante de fragas, arvoredo e vida selvagem, onde no fundo, bem lá no fundo corre num dos seus lances mais estreitos, o sinuoso rio Douro.

Lugar de tradições antigas que vêm de tempos tão remotos, que só o próprio tempo saberia contar, em Freixenosa também se mergulha num passado, cuja riqueza o faz manter vivo e influente no presente. Os contributos artísticos na prática e divulgação da música tradicional mirandesa, assim como a cooperação com as ciências musicais, de várias pessoas naturais de Freixenosa ligadas à música tradicional mirandesa, principalmente à gaita-de-foles, têm constituído um património artístico e objecto de estudo, cuja referência é incontornável na música tradicional mirandesa e como consequente da portuguesa. Esses artistas são: os gaiteiros Tiu Pepe (Manuel José Lopes), Alexandre Feio e Ângelo Arribas, o construtor de gaitas de foles José Preto e a cantadeira Clementina Rosa Afonso.

Embora muito desertificada e com algumas casas e palheiros velhos em ruínas, Freixenosa no seu núcleo habitacional, ainda mantém o traçado urbanístico próprio da arquitectura tradicional que desde há séculos foi adoptado nesta zona. O que lhe confere um certo carácter pitoresco genuinamente mirandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário